top of page

Exposições

Além da participação em diversas exposições coletivas, o fundador da Toca realizou três exposições individuais. 
“Estudos Figurativos”, em 2017, no bar Rock the Casbah em Curitiba, com desenhos e pinturas de nus, feitos em sessões de modelo vivo. 
“Cristo do Fundão”, em 2019, realizada em São Paulo, para o Congresso Internacional da ABCCrim, com uma via sacra de 15 pinturas sobre o tema do sistema carcerário.
“Invisíveis do Trabalho”, em. 2023, em comemoração aos dez anos do Instituto Democracia Popular de Curitiba. Instalação, desenhos, pinturas e gravuras debateram a questão da invisibilidade social. Parte dos trabalhos consiste em pintar retratos de trabalhadores em óleo sobre seus próprios uniformes de trabalho usados.

Cristo do Fundão

São Paulo, em 2019, Congresso Internacional do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

O Brasil possui a terceira maior população carcerária do mundo. Nos presídios lotados, pessoas tentam sobreviver e desenvolvem nesse ambiente terrível também uma cultura. O mundo do cárcere não é separado do nosso. Ele tem morte, mas tem vida. E muito sofrimento. Cristo do Fundão exibe 15 cenas do calvário do presidiário, são pinturas à óleo mas que tem uma aparência como desenhos de carvão, com texturas ásperas. As telas são exibidas com uma instalação, que usa grades de metal e arame.

Opressão.jpg

Invisíveis do Trabalho

“Invisíveis do Trabalho”, foi montado em 2023, em comemoração aos dez anos do Instituto Democracia Popular de Curitiba e teve curadoria de Yasmin Reck e Cadu Cinelli.

Padeiros, vendedores, entregadores, faxineiros, operários, seguranças - grande parte da classe trabalhadora usa uniformes de trabalho. Jalecos, macacões, camisetas, fardas. Curiosamente, aquela roupa que os identifica também serve para invisibilizá-los, dessubjetivizá-los, em meio às hierarquias sociais e preconceitos de classe. Esta exposição é um contra-ataque à invisibilidade social, usando justamente essa roupa marcada de anos de trabalho, que invisibiliza e objetifica, como suporte para uma demarcação de visibilidade: o nobre retrato à óleo. Desde o TCC da graduação em Gravura desenvolvo essa temática, que evoluiu muito até chegar nesta exposição, que contém instalações, pinturas, gravuras e desenhos.

bottom of page